quinta-feira, 21 de abril de 2011

As pontes


A Troika veio arrumar-nos a casa e puxar-nos as orelhas. Vem nos dizer que somos uns mal comportados, que vivemos acima das nossas possibilidades, que damos privilégios a quem não merece e que compramos casas quando devíamos alugá-las. Os portugueses prestaram atenção às recomendações, só que depois... meteu-se a Páscoa e o 25 de Abril. A ideia é: "a gente depois continua a conversa, tá bem?".
Já estou a imaginar o ambiente na quinta-feira à tarde.
"O que aconteceu aos trabalhadores do ministério?", pergunta a troika.
"Ah, já não está cá ninguém", responde um funcionário visivelmente irritado.
"Porquê?", questionam os srs.
"Então, é véspera de um feriado, ainda por cima mete-se o fim-de-semana e segunda-feira é o 25 de Abril. De modo que só é possível fazer alguma coisa na próxima semana."
Óptima justificação não fosse esta brincadeira dar uma péssima imagem do país e custar qualquer coisa como 20 milhões de euros ao Estado. Tolerâncias de ponto nesta altura não são a ideia mais brilhante. Podemos continuar a fazê-las mas tentar dar uma imagem de austeridade e seriedade numa altura destas não era mal pensado. A sorte é não estar sol. Se estivesse, os senhores iam ligar as televisões e ver meio país na praia e perceber que o nosso verdadeiro talento é para o turismo.

1 comentário:

  1. Também acabei de fazer um post sobre o mesmo! Ao menos uma vez na vida este Governo podia ter a decência de não decretar nenhuma tolerância, nem que fosse só para mostrar ao FMI que a malta até se esforça!

    ResponderEliminar