quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Castigar bichos fofos não é fixe


Escrevo isto quando já fizemos as pazes e eu aguentei-me estoicamente durante todo o castigo. Passo a explicar. As minhas duas gatas ainda não entraram na adolescência, mas de vez em quando têm ataques severos de loucura acidental. Salta-lhes a mola e pimba. É vê-las a saltar, pular, derrubar coisas, a fazer asneiras de tal dimensão que incluem derrubar árvores de Natal. Adiante. Face a isto, um dono responsável só tem uma saída: castigar e gritar. Pela ordem inversa. Tentar uma palmadita e também é uma possibilidade. Aqui fica um exemplo prático:
Gata com ar suspeito, meio amedrontado, no corredor. Segunda gata, descansadamente, em cima do balcão da cozinha a tentar comer os restos ou a lamber o que apanhar. Ser humano levanta os braços e grita. Segunda gata sai disparada para o corredor, com ar de "ai, sou tão fofinha, mas quando virares costas faço o mesmo". Humano pensa, elas têm de aprender. Gatas fogem com sucesso, mas não escapam ao castigo que as fará reflectir sobre o dia em que derrubaram a árvore, atiraram comandos para o chão e subiram para o balcão da cozinha. Felinos ficam restritos a três divisões: corredor, cozinha e casa de banho. Humano continua a sua vida em casa, mas cada vez que olha para as gatinhas com o ar mais fofinho e de "não fiz por mal", só lhe apetece encher os bichos de mimos e beijinhos. Nada feito. Tem de se aguentar. Humano fica triste e com remorsos. Passado pouco tempo felinos acalmam-se e é assinado o tratado de paz.
Conclusão do dia: Não quero pôr ninguém de castigo. Mesmo que sejam só duas gatinhas que ficaram com menos uns metros quadrados para brincar. É uma grande chatice e custa. Nem quero imaginar com catraios.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. apesar de todas as tropelias (palavra gira) a bixanada é irresistivel.
    a minha segue me para todo o lado e faz "reminhau". parece um canito!

    ResponderEliminar
  3. Uma das minhas gatas gosta tanto de correr atrás de papéis, que depois de atirarmos, ela vem ter connosco para o fazermos novamente. Tipo cão. :)

    ResponderEliminar