terça-feira, 26 de outubro de 2010

Os meus cabelos brancos

A primeira vez que vi no meio do meu cabelo castanho escuro um cabelo branco foi em frente ao espelho da casa de banho. Estava a pentear-me e quando o vi fiquei em choque. É que não era esbranquiçado ou mais claro, era totalmente branco. Até brilhava. Nem tinha uma ponta de cor. Gritei assim que me apercebi e pedi para ter uma testemunha ao lado. "Anda cá ver isto." Como se fosse um fenómeno da natureza.
Entretanto esse cabelinho branco já se reproduziu, não sei bem como. Em vez de um, há três, todos perto uns dos outros. Mas há por aqui mais. O que me fez impressão não foi o lado estético da coisa, porque para isso já se inventaram tintas de cabelo. A questão é o que é que isso representa. De repente, a idade choca connosco de frente. O cabelo branco é um dos primeiros sinais de envelhecimento. Tão simples quanto isso. O nosso organismo deixa de ter capacidade de produzir as moléculas que dão cor ao cabelo. É quase um sinal de entrar em poupança.

Sem comentários:

Enviar um comentário